sábado, 6 de fevereiro de 2010

Para blogueiros, escritores em geral e qualquer interessado

Caro leitor, tenho uma idéia de divisão humana em dois lados, mas não estou falando em socialista/capitalista, primeiro mundo/terceiro mundo, desenvolvidos/subdesenvolvidos, até por que pra cada divisão dessas existe uma série de confrontos ideológicos que se juntos não levam a lugar algum.

A minha teoria divisionária pode não chegar a ser genial, mas acredito que torna as coisas mais fáceis, e quem sabe se fosse adotada não tornaria mais fácil a resolução de conflitos?

É uma divisão de diversas idéias com apenas duas possíveis opções, o que te fará com que haja divergência em algumas e concordância em outras. Não é possível que alguém no mundo não concorde com pelo menos uma de suas idéias, assim como não é possível que alguém concorde com todas suas idéias. Isso tornaria as pessoas realmente semelhantes na diferença assim como manda o manual, talvez a diferença dos que acreditam em um profeta ou deixam de acreditar seria minimizada com uma preferência por uma cerveja, ou um time de futebol. Imagine que beleza, um mulçumano e um judeu brindando uma Heineken torcendo pelo Milan de Ronaldinho. Depois dizem que cerveja e futebol são coisas fúteis. Daí surge duas divisões humanas, os que acham cerveja fútil e que não acham, e os que acham futebol coisa fútil e os que não acham, e assim brindariam suas diferenças todos com o que quisessem: Cerveja, água, álcool, gasolina, querosene, urina.

Para que essa teoria ganhe vida só falta um nome, precisamos de um nome bonito, ninguém eleva uma idéia a teoria chamando-a de Teoria De Que Tudo É Relativo, ou Teoria Que o Homem é um Primata, Portanto é um Parente do Macaco (ô teoriazinha mal interpretada). Pegaremos por base a Sociedade Alternativa maquinada pelo célebre Raulzito, afinal, nossas teorias tem uma certa semelhança, assim como o foco da minha teoria, elas são (frase clichê) semelhantes na diferença, a diferença básica entre ambas está no âmbito da legalidade, talvez faltou um pouco mais de consciência da importância da norma como controle da natureza humana em sociedade, faltou esperteza ao nosso malandro músico baiano.

Chamaremos então de Teoria Alternativa Ideológica Normativa, onde seria permitido pensar sobre tudo, expressar-se sobre tudo, todas suas idéias formariam o seu perfil, isso ajudaria também a formar opiniões onde não existe tornando as pessoas mais acessíveis ao conhecimento por meio da interação social, aí entraria mais uma divisão humana que eu acredito que seja genética. Os formadores e os não formadores de opinião.

Aí entraria o papel de nós blogueiros, os escritores, os colunistas, os cronistas etc. Todos ajudando a formar o perfil ideológico de cada um sem preconceitos.

É muito provável que eu não mude o mundo com minha “Teoria Alternativa Ideológica Normativa”, mas estou fazendo a minha pequena parte (alguém conhece a fábula do beija-flor que tenta apagar o incêndio na floresta?) faça você a sua se concordar, divulgue esse texto.

2 comentários:

  1. Juro que tentei nao pular nenhum parágrafo, mas é que estava tão complicado que pulei pro final, concordo com tudo que eu li meu caro amigo yvisivel,fique só entre nós não foi muito além de ''caro leitor'' e ''divulgue esse texto''. ;S

    ResponderExcluir
  2. pior que nao!
    pra ser nerd eu precisaria ser esperta! IUHAEIOAHEHHEHEAHUUEHAOEHU!

    ResponderExcluir