segunda-feira, 1 de março de 2010

Querido Diário

Desculpem-me possíveis leitores (as) pela ausência, resumo que fora por motivo de força maior que não mantive a freqüência dos post`s. Muitas coisas me influenciaram essa semana, coisas muito boas e não tão boas, o importante é que estou terminando essa semana muito bem. No momento que escrevo estou me retirando de uma reunião de amigos.
Sei que casualmente esse blog não funciona como meu diário, mas gostaria de contar o que estávamos a conversar aqui.
Logicamente, reunião de amigos jovens é banhada a cachaça e dessa vez não foi diferente, só que dessa vez o assunto que a “marvada” gerou foi diferente, o assunto principal foi política, ah, o que seria das cachaçadas intelectuais sem a política?
Meus amigos não são intelectuais, assim como não me considero um, sendo assim claro que ouvi algumas opiniões infundadas ou influenciadas por visões políticas manipuladores, mas com certeza me surpreendi com o conhecimento de alguns.
Em meio a olhos vermelhos, vozes e tons descontrolados, escutava e tentava expor a minha opinião de modo que pudesse influenciá-los a concordar comigo, eis que aí estão os dois motivos de não conseguir expor minhas idéias de modo claro nessa ocasião, o descontrole emocional e a tentativa de mudar a opinião das pessoas com as minhas opiniões. Que modos terríveis de influenciar opinião. Pena que só refleti sobre isso após o término da discussão quando remeti a um fato que acontecera pouco antes...
Pouco antes de chegar a minha casa, estava tendo minha primeira aula de Sociedade e Contemporaneidade com um professor que estava para mim assim como o caviar para o Zeca Pagodinho, professor J.C, onde em uma de suas provocações (como ele gosta de chamar), citou a frase da propaganda da TV Cultura que diz algo parecido com “Não são as respostas que movem o mundo, mas sim as perguntas*”, tá, a frase não é assim, mas a idéia é essa.
Por fim refleti que não sou um intelectual por outro motivo mais forte que esse. Ainda procuro respostas para tentar gerar opiniões. Respostas não mudam opiniões, pensar assim é como achar que repetir palavras a frente de um papagaio é como tentar formar nele um tele-encéfalo altamente desenvolvido. Manipulação não forma opinião, forma apenas marionetes que te seguiram até o próximo manipulador aparecer. Opiniões são formadas por perguntas. Opiniões são formadas por questionamentos, por raciocínio. Quer fazer alguém raciocinar? Questione o contrário do que até então ele acredita ser o certo.
Pretendo sempre expandir-me intelectualmente, se você também pretende, acredito que uma das coisas que deve entender e por em pratica é isso. Falta-me por em prática, de nada valem invenções não testadas, poesias não lidas, melodias não tocadas, de nada valem teorias no papel se um dia não por em prática, se um dia colocar, terei dado mais um passo para intelectualidade.

Confesso que foi difícil escrever com tantas risadas e gritos aqui ao lado, os mais exaltados gritavam:
Truco!
Cinco!
Oito!
*Tinha escrito duas vezes resposta na frase da TV Cultura, tenho que ler o texto antes de postar!

2 comentários: