terça-feira, 30 de março de 2010

Chegou o grande momento...

Chegou o grande momento. A hora da final, a hora de sabermos... Quem será o GRANDE vencedor do Big Brother Brasil 10. Dez. DEZ. DEZ! DEZ?

Escrevendo domingo sobre o sentido da vida tive que escutar isso pela TV por localizar-se atrás do computador.

Tive que escutar também que a votação de sábado teve 120 MILHOES de votos, eu não vou escrever sobre Big Brother depois da final, pois se já estou furioso como estou com o que ouvi até agora, imagina como vou estar depois da final que com certeza irá ter muito mais votos que os 120 milhões? Não... Eu não iria conseguir raciocinar com sensatez após tanta fúria.

Você fã do programa, calma lá que já te digo o porquê da minha fúria, antes leia a descrição do programa.

O Big Brother Brasil é um reality show (colado como tudo na TV brasileira, mas até aí tudo bem) em que certo número de participantes (sempre crescente, tenho medo de quantos vão ser e quanto tempo irá durar o BBB 20) se submete a ficar trancado numa casa com certo número de câmeras (sempre crescente, tenho medo de quantas vão ser no BBB 20) expondo essa convivência com até então desconhecidos para quem quiser assistir (e acredite se quiser, tem quem queira, e como tem) por certo prêmio (sempre crescente, tenho medo de quanto vai ser no BBB 20).

Substancial não? Não! Não? NÃO!

Ou seja, você trabalha, estuda, faz suas atividades rotineiras seja elas quais for, chega em casa a noite liga a TV e... E? E!!!

-Caralho! O cara tá lavando roupa! Que legal...

-Olha! Eles tão brigando por causa de comida. U-A-U!

Não é interessante, definitivamente, não é interessante.

Não é interessante ser manipulado ao ver pessoas auto-manipulando ao mesmo tempo em que são manipuladas. É muito marionetismo (adoro criar palavras) pro meu gosto.

E assim formam-se celebridades momentâneas. Por quê? O que elas fazem? Lavam roupa? Eu também lavo... se precisar. Brigam por comida? Dê um prato de trigo pra três tigres tristes que eles brigaram também.

Pessoas ficam famosas, se destacam por fazer coisas que outras pessoas não conseguem fazer, pessoas se tornam bem sucedidas por isso. Os Brothers, os heróis (HEROIS! Tem base?) do Bial (depois ficam pagando pau pra esse pseudo-intelectual) ficam famosos por fazerem o que todo mundo faz, só que na frente das câmeras... Como eu já disse, se manipulando.

Aí entra como é atribuído o prêmio, aí entra minha indignação.

O prêmio é dado para quem conseguir maior aprovação popular com o decorrer do programa, não é preciso entrar em detalhes... Vocês sabem como funciona.

O programa gera muito dinheiro, mais do que vocês possam imaginar, a propaganda mais cara do Brasil, o tempo mais caro da TV brasileira está no Big Brother, é por isso que tem todo ano e vai continuar tendo por muito tempo. Gera muito dinheiro. Mobiliza muitas pessoas.

Mobiliza. Mobiliza para que? Com que objetivo? Com que intuito? Deixar uma pessoa rica quando se tem tantas pobres, mendigando, passando fome, se humilhando por aí? Não é falso moralismo, é senso de realidade!

Imagine se houvesse um plebiscito de voto não obrigatório (assim como o BBB não é) que exigisse... Digamos... Metade dos 120 milhões (QUE AINDA NÃO SÃO DA FINAL DO BBB) de votos, portanto, 60 milhões de votos para que ocorresse uma reforma no sistema educacional brasileiro, ocorreria essa mobilização? O plebiscito alcançaria os 60 milhões de votos?

...

...

...

...

É amigos! É brasileiros! Confesso que chega a abater-me (não deveria, mas abate) a idéia de lutar por um país que cultua mais um mísero, ridículo e inútil programa de TV do que a educação, portanto o futuro da nação!

Preferi escrever antes da final não apenas para ainda ter cabeça no lugar para escrever, mas também para conscientizar vocês leitores da importância que nós damos para coisas fúteis quando coisas úteis são jogadas para escanteio.

Assista o que quiser, não tenho o controle remoto da tua casa para mudar seu canal ou desligar sua TV. Só quero que tenha consciência da futilidade desse programa perto de tantas coisas importantes que temos para fazer, para melhorar, não estou falando nem de política agora, ou educação, ou segurança pública. Estou falando do nosso interior, o resto é conseqüência.

Abra sua cabeça, leia, investigue, se instigue, instigue aos outros, se indigne, indigne aos outros, estude, aprenda, esqueça, curta, lute. Viva! Aproveite melhor seu tempo!

8 comentários:

  1. Faço da suas palavras as minhas mano, Yves.
    So q eu m abstenho d fazer essa critica, ate pq as pssoas que estao assistindo a isso dificilmente irão se recompor e tenho quase toda ctz q se acaso uma oportunidade surgir p/ q uma mudança espontanea ocorra com quase 99% chance sei q irão refutar.
    Eu n gosto d perder meu tmpo criticando a midia ou o BIAL afinal, ao encerrar o programa ele certamente tera uma redução brusca no salario ou n, mas o fato é q ele so é mais um sendo "marionetado", a ele pouca importa a quantidade de cretinos BRASILEIROS q perdem o tmpo na frente da TV.

    É o famoso jeitinho brasileiro Yves, p/ q fazer politica ou intender d direito se ja tem um numero consideravel d pessoas q si ocupam disso, cabe a nos mudar em primeiro lugar o pensamento das pessoas q nos cercam e dpois partir p/ uma ofensiva em massa.
    Obs: n q tu n esteja tentando mudar quem o cerca, vlw.
    Abrçs
    Curti o post cara.
    A intenção é boa, mais a direção é incerta e infrutifera, primeiro traga p/ o debate o mal q ha em assistir uma tv de canal aberto e dpois discutimos o primordial da coisa, o BBB

    ResponderExcluir
  2. É Yves, como moro na mesma casa que você ... sei que já assistiu várias das edições do BBB, agora não me recordo quais, mas sei que foram várias. E me espanta agora você escrever tão mal sobre o programa. Concordo com quase tudo que escreveu, mas mesmo assim me surpreendi, pois sei que já assistiu vários deles.

    ResponderExcluir
  3. Eu assistia o bbb,mais era por falta do que fazer mesmo,e eu concordo com vc tanto q esse foi o primeiro bbb q eu assisti,nos outros eu tinha coisa melhor pra fazer hehe
    mais é isso ai cara,mais um otimo post
    com assuntos prestáveis
    viciei no blog
    Beijo yves

    ResponderExcluir
  4. Jah postei Morto, n entendi direito a parte de n gostar de perder tempo criticando midia e falar depois em mal de assistir tv em canal aberto.
    Onias assisti sim, lembrando que hoje eu tenho 17 anos, devia ter uns 13 14 qnd assistia, muita coisa se muda desde entao.
    ... do que ter aquela velha opiniao formada sobre tudo!

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. O Big Brother é mesmo uma merda (opinião pessoal!), começando por ser chamado de reality show.
    Reality show é o cacete!
    Reality show é ter que acordar 5 da manhã, pegar 3 ônibus pra ir trabalhar... ter uma hora de almoço, comer uma marmita fria e chegar em casa e ainda ter q trabalhar mais, lavar roupa, limpar casa, etc. Esse é um show de realidade, que seria sem graça nenhuma para a TV.
    Em uma prova do líder no BBB, o cara fica em pé 8, 9, 10 horas (ou sei lá quantas) pra ganhar um carro, tem trabalhador brasileiro q fica em pé é todo dia. E o que ele ganha? 400 reais (ou nem isso!)?

    Eu, assim como vc caro leitor desse comentário, já assisti Big Brother. Para mim é indiferente, se tem quem assista, tem mais é que ter todo ano mesmo. E se somos burros o suficiente para sermos "manipulados", então vamos ser sempre. Não acho manipulação de pessoas que assistem o BBB, de quem participa sim! Manipular seria, por exemplo, ter o controle remoto da casa das pessoas, isso sim seria manipular pessoas. Existem vários canais, cada um vai lá e muda se quiser.

    É bom ressaltar também que ao criticar quem assisti BBB escrevendo, por exemplo:
    “Confesso que chega a abater-me (não deveria, mas abate) a idéia de lutar por um país que cultua mais um mísero, ridículo e inútil programa de TV do que a educação, portanto o futuro da nação!”. Pois é, meu caro leitor desse comentário, vc definitivamente não tem para onde correr, o Big Brother não é um programa exclusivo do Brasil, muito menos faz sucesso só aqui, é sucesso em mais de 40 países como Holanda (onde foi criado), Namíbia, Angola, Tanzânia, Albânia, Argentina, França, Grécia, Tailândia, Suíça, Reino Unido, Portugal, Estados Unidos, Espanha, Suécia, Austrália, Colômbia...

    Conclusão: você não lavaria roupa! =)

    ResponderExcluir
  7. O BB n eh um programa exclusivo para o Brasil mesmo, mas aqui oq digo eh a importancia q eh dado a esse programa aqui e a q eh dada a educacao aqui e a msm importancia em paises como E.U.A, Inglaterra, Holando, Suecia, Noruega etc
    Compare...

    ResponderExcluir
  8. CONCORDO!
    "-Olha! Eles tão brigando por causa de comida. U-A-U!"

    MESMO!

    O legal é que as pessoas ainda ficam indignadas quando eu digo que não assisto BBB... Por que? Porque eu tenho mais o que fazer, e mesmo se não tivesse, eu teria! rsrs
    Sim... a população do nosso país é cada vez mais fútil e inútil... E o mais interessante é que a maioria dos participantes do BBB não precisam do dinheiro, os babacas que assistem enriquecem pessoas monetariamente bem favorecidas... Mas ainda bem que AINDA existem pessoas como você, eu...

    BELO post!

    "Abra sua cabeça, leia, investigue, se instigue, instigue aos outros, se indigne, indigne aos outros, estude, aprenda, esqueça, curta, lute. Viva! Aproveite melhor seu tempo!" EXATAMENTE ISSO! ;*

    ResponderExcluir