quarta-feira, 17 de março de 2010

Escrevo por que...

Não sou cronista, não sou ao menos jornalista (apesar de poder ser graças ao nosso maravilhoso STF), mas desde que criei esse blog me sinto com a obrigação de postar todos os dias.

Não, não ganho dinheiro com o blog obviamente, mas confesso que me apeguei a esse site pessoal, não ao site em si, mas a quem ele é direcionado, aos meus leitores, meus fiéis leitores. Um grupo formado praticamente em totalidade por meus amigos que vêem aqui a procura de informação, opinião, enfim, de conhecimento. Tento expressar-me da melhor forma que posso, em mais abrangentes assuntos, opinando, instigando e cornetando (porque não?).

Por isso tenho prazer em compartilhar de meus textos com vocês, é ótimo saber que estou dividindo minha pequena sabedoria com pessoas que estejam interessadas de verdade em vir aqui. É sempre ótimo ver jovens (me incluo aqui) buscando conhecimento, opiniões diversas e mesmo discordando delas, reconhecendo o trabalho (se é que posso chamar assim) do escritor... Grato.

Já fui perguntado algumas vezes por que escrevo, ou por que gosto de escrever, e não sabia responder com precisão até a reflexão que faço no momento.

Escrevo porque a sociedade que vivemos exige um processo de socialização que cada um de nós participa e deve agir dentro desse processo como bem entender. Eu como membro dessa sociedade, decidi (ou nasci querendo e descobri isso agora) ser alguém que busca o conhecimento. Acredito que a melhor forma de adquirir conhecimento é o compartilhamento desse próprio. O conhecimento é algo relativo que engloba tanto inteligência quanto a sabedoria, e do que vale a inteligência sem a sabedoria?

A inteligência pode ser aprendida. A sabedoria é absorvida. A sabedoria se ganha com o compartilhamento de idéias. A sabedoria se ganha com vivência, resumindo, sabedoria é a aplicação da inteligência.

Inteligentes podem não ser sábios, os sábios são necessariamente inteligentes, independente do nível de estudo.

Os apenas inteligentes se julgam inteligentes, os sábios sempre se julgam estar buscando a sabedoria (do que sabe Sócrates?).

Escrevo pois acredito que compartilhando minhas idéias e buscando outras, estarei adquirindo conhecimento (inteligência + sabedoria). Escrevo por que quem vem aqui está em busca de conhecimento assim como eu estou. Tento escrever bons textos sempre que posso porque pretendo dar meu melhor a essas pessoas assim como gostaria de receber o melhor dessas.

Em alusão a Descartes digo:

Compartilho pensamento, logo existo.

4 comentários:

  1. Somos parceiros nesta causa! Eu sempre amei escrever, na verdade criei meu blog com a idéia de compartilhar pensamentos, ao invés de deixá-los em cadernos velhos no meu armário...
    Eu gostei do que escreveu aqui, de fato o conhecimento pode ser transmitido, então usemos a internet de forma sábia õ//
    HSUHAUSHAUHSU

    ResponderExcluir
  2. Ele disse: só sei que nada sei.

    Ele é francês, né? auaueahuehauehau

    ResponderExcluir
  3. Gostei do que escreveu sobre a sabedoria
    muito sábio =D
    gostei mesmo,o blog ta cada dia melhor
    Beijo yves

    ResponderExcluir
  4. Série abóbora, abóbrinha,abróba, abróbrinha, abróbrão !

    ResponderExcluir