quarta-feira, 24 de março de 2010

Aos Jovens Eleitores

É ano de eleição creio que todos sabem disso, alguns não dão tanta importância, existe gente que em pleno século XXI se considera apolítica, acredito que ninguém aqui chega a esse ponto, impressionantemente a importância do voto só é dada ao decorrer dos mandatos quando surgem escândalos envolvendo políticos, sim, até aquele político que seu pai pediu pra você votar, por que ia te dar uma portaria que até hoje você tá chupando dedo acreditando nela, está envolvido. Para que isso não ocorra reflita sobre o texto abaixo.

Fala-se muito na TV em voto consciente, existem vários programas do governo federal em época de eleições sobre o voto consciente, mas não se fala o que é o voto consciente não dão a população a consciência do que seja o voto consciente. Todos nós deveríamos saber, mas não sabemos por que no Brasil existe a proposição de que todo político é bandido e, portanto ficar escolhendo entre bandidos é besteira.

Por isso alguns votam nulo, outros procuram o primeiro favor que um político corrupto puder o fazer para “decidir” seu voto, outros votam naqueles que fizeram promessas que mais satisfação seus interesses e outros, a minoria, a menor parcela da população, analisa o candidato que possa representar melhor os interesses da população.

O que falta nas pessoas é a consciência disso, de que os políticos são seus representantes, e que lutamos por essa representação política por muito tempo e que hoje, escolhendo para votar outro motivo se não o de escolher melhor representante para buscar pelos interesses da população estamos desvalorizando anos de lutas populares.

Não adianta dizer que político não vale nada, e que o problema do Brasil são os políticos. Todos países tem políticos, todos países tem representantes, não há um lugar no mundo que não seja regido por uma constituição, e nem por isso todo lugar é uma (perdão da má palavra) zona igual ao Brasil.

A grande maioria da população vota sem a mínima noção das funções de cada cargo, vota sem a mínima noção da conseqüência da eleição dos votados, de como esse representará os interesses populares, e depois de votar de qualquer jeito se vêem no direito de falar que a culpa da situação do Brasil é da corrupção, sim, realmente é da corrupção, mas a corrupção da população não dos políticos, a corrupção dos políticos só existe pela corrupção ou inconsciência popular na hora do voto.

O poder está na mão do povo sim, quem o povo escolhe para representar esse poder que está sendo sendo mal escolhido, então se você está indignado com a situação do Brasil a melhor forma de ajudar a mudar é votar conscientemente. Estude a vida, os projetos, procure sempre candidatos cultos, que tenham conhecimento na área do direito, eles têm mais consciência do que é preciso para o país melhorar, procure sempre candidatos que valorizem principalmente a educação, lembre-se, a educação é a base de todas as outras áreas, não vote por favores, por que seu pai pediu (jovens isso é muito importante) é muito provável que seu pai vote pela satisfação pessoal, e se você consente em votar pela satisfação pessoal você consente que a sociedade pouco importa pra você consente em que criticar a política dali pra frente é puro falso moralismo.

3 comentários:

  1. sabe yves vc mudou meu jeito de ver a politica
    desde aquele dia q a gente conversou,
    parei de ver como bobagem e coisa sem futuro
    realmente mudei minha opnião,e achei otimo
    adorei o texto,e nao sendo puxa saco
    mais esse texto devia sair em revistas cara
    todo mundo devia ler
    beijo

    ResponderExcluir
  2. Eu sou cético quanto a politica no Brasil, apesar de ter a plena consciencia d que indubitavelmente nos temos a obrigação de fazer politica, mas em um país onde ha em sua constituição clausulas pétreas, que em tesie jamais poderão ser revogadas, e com um ilustre STF, que cria a cada ano uma infinidade de ECs- emenda constitucionais, fica dificil lutar contra o sistema e n obstante mostrar ao povo, q o poder é constituido como ja dizia Foucault, "por uma malha homogenea, onde n há um poder absoluto que emana p/ sociedade e sim pequenas formas de poder e que se exerce p/ todos os ambitos da sociedade - asilo, hospitais penitenciarias, onibus e etc..."

    Mas ao fim disso eu ainda optaria pelo voto em Branco, Influencia essa que veio do Maginifico livro.

    Ensaio sobre a lucidez - Saramago.

    Portanto mano Yves, se ainda n o leu o tenha em maos e tenho certeza que tu mudara a forma como pensa a politica, n d forma radical mas em parte tenho ctz que pensara duas vzs ao se lancar p/ este emaranhado de corrupção.

    ResponderExcluir
  3. Nao mudarei msm minha opiniao politica por causa de um (apenas um) livro.
    Tenho opiniao sobre politica jah, e ela estah presente em meus post`s, pode nao ser consistente pra voce, mas pra mim sim, eu leio sobre direito e politica todos os dias.
    Eu curso direito por acreditar na politica como unica forma de mudanca na sociedade atual, o anarquismo n eh opcao para uma sociedade como a q temos hj, portanto se abster, se considerar apolitico eh pura burrice, eh tentar ficar de fora do mundo sendo q n ha como

    ResponderExcluir