quinta-feira, 4 de março de 2010

A Felicidade ...

Sei lhe dizer que a felicidade é um estado momentâneo emocional. Alguns se encaram como pessoas completamente felizes, algo que não é compatível com o significado real da palavra, ninguém vive o tempo inteiro bem, não tem nenhuma oscilação emocional, nem mesmo os estóicos não se abatem em algum momento, nem epicuristas.

A ataraxia total e absoluta na minha humilde opinião (ó pobre blogueiro que sou) é puro mito, a humanidade não permite total desapego a própria humanidade, a natureza humana faz de nós seres dependentes de dependência, dependência do que você se importa (diga Chuck Noland de O Naufrago a Wilson) se alguém chegar a não se importar com nada a ponto de poder perder qualquer coisa/pessoa/etc. e não se abater, não sentir saudades em nenhum momento, não se entristecer, essa pessoa não atingiu a felicidade completa (desculpem-me estóicos, céticos, epicuristas), mas atingiu a solidão completa e perdera suas características humanas.

Tendo como base a ineficiência parcial das correntes filosóficas estóicas, céticas e epicuristas, e taxando a felicidade como um estado momentâneo, cabe a nós escolhermos ser felizes o tempo que pudermos ser felizes, busque o que te faz feliz de modo que quando alguma desventura o atingir, você esteja preparado para encará-la de frente ou como apenas uma marolinha (homenagem ao presidente).

A busca pela felicidade é sempre válida, todo ser humano se não busca deveria procurar a sua felicidade. Mas e quando aquilo que você lutou bravamente é alcançado... a sua vida não para. Como diria aquela música de um grande poeta chamado... Yves “O vento ainda sopra, a musica ainda toca, o mundo não para pra você”. A euforia momentânea se não seguida de novos objetivos, novas buscas, será substituída por um momento enfadonho. A busca pela felicidade total é vitalícia, pobres homens que julgam alcançá-la, parte deles tão sábios quanto iludidos pela própria sabedoria. O absoluto dessa questão é apenas a perspectiva ad infinitum da procura.

O momento felicidade é curto, aproveitem-nos, poucos ou muitos, se reais são seguidas de tédio se você se contentar com esse momento, e de nostalgia se você seguir os instintos humanos de procurar ser feliz sempre.

Indico-te a nostalgia, a felicidade nostálgica.

***

Ah! Se ninguém comentar eu não posto mais!

Quanta gente que nunca comentou aqui e me fala que curte o blog.

Os comentários servem pra saber como está o nível do blog, sem comentários eu não sei como está e presumo estarem ruins.

5 comentários:

  1. adimiru muinto seu blogui!
    çou baixaréu em letraz e gostu muinto de sua maneira de excrever.

    ResponderExcluir
  2. Quando leio sempre comento! Seu blog é BOM, prestável! rsrs

    Então... eu concordo com você mais uma vez. Na verdade eu acho que a felicidade está sempre ao lado da tristeza, e perto delas vem outros sentimentos. E se existisse apenas felicidade não seria felicidade, seria um saco!

    ResponderExcluir
  3. Eu acho que quando as pessoas citam ser felizes, é uma maneira que elas encontram de se expressar, que são felizes pelo menos na maior parte do seu tempo, ninguém é completamente feliz ou completamente triste, porque eu acredito que ninguém seja completo. Mas que esse estado é de fato o que ocupa seu maior tempo. Eu acredito que felicidade não seja grandes feitos, ou uma faculdade ou um emprego ou um presente, isso é felicidade momentânea, vazia... Porque passou aquele momento presente ali, não será mais uma coisa que te fará feliz toda vez que vier na sua memória, na minha concepção felicidade trata-se em contemplar o simples... É conseguir se fizer feliz com as coisas que mais tem valor na vida de fato, a gente perde tanto tempo tentando conseguir ter tudo, alcançar tudo. E acredito que seja tudo em função de querer ser feliz, de se fazer feliz... Mas pra mim isso é puro ego. Eu não acredito que isso seja de fato algo que te fará feliz, ou trará como eu disse antes uma felicidade vazia, momentânea, quando você passa a contemplar o belo de fato, você conhece uma nova vida, e aprende o que realmente te faz feliz, o vento batendo no rosto, um sorriso de alguém do outro lado da rua, um abraço apertado, ou um beijo de amor... A gente passa tanto tempo tentando conquistar as coisas, as pessoas e acaba que se esquece de conquistar o que de fato te fará feliz, você mesmo. E descobrir que você não precisa ter o mundo todo pra ser feliz, e sim que você só precisa entender que você pode ser o seu mundo todo, você só precisa aprender a se fazer feliz, a se fazer sorrir. Se enfeitar, melhorar, aprimorar você por dentro, e não tão inutilmente por fora. Sentir o amor dentro de você e poder por um pouco dele em tudo que você fizer.


    Agora reclama que ninguém comenta nessa bosta, que eu dou-lhe um fatality!

    ResponderExcluir