segunda-feira, 24 de maio de 2010

Nunca na história desse país

É fato que Lula é um líder popular, não é por menos os 987% aprovação. Ele faz o que a população quer ver, faz declarações que ‘nunca na historia desse país’ nenhum presidente fez, em seu governo a economia esteve muito bem, deu esmola aos pobres.
Lula não fez um mau governo, não para quem tiver as mesmas convicções que ele tem. Se você acha que dar o peixe é mais importante do que ensinar a pescar, bem vindo ao clube do Lulinha, do contrário, se você acha que ao invés de dar alimento que depois de comidos acabam, deve-se ensinar a ter o alimento diariamente, siga o raciocínio.
Na primeira campanha em que Lula foi eleito, sua principal proposta de governo foi o Fome Zero, pra quem não lembra, era um projeto para acabar com a fome no Brasil, graças ao apoio de celebridades e a mídia, que derrubou, Roseana Sarney, que não chegou a ser candidata depois da exposição de escândalos envolvendo seu nome, e a Ciro Gomes que já subia gradativamente nas pesquisas quando a imprensa o ataca também, a população acatou ao fome zero e elegeu Lula Presidente da República.
Logicamente o Fome Zero foi um fiasco, gastaram-se bilhões e bilhões de reais por alguns dias de feijão com arroz na mesa de alguns esfomeados até que o governo finalmente percebe a ineficiência do programa e como compensação ao seu fracasso, lança o programa Bolsa Família que nada mais é do que a união de programas do governo FHC: Bolsa Escola, Auxilio Gás, Cartão Alimentação, colocou um nome mais chamativo, e pronto, a partir daí sua aprovação popular não parou de subir.
Ajudar aos pobres é algo realmente celebrável, mas como sou adepto da filosofia de Confúcio de que se deve ensinar a pescar ao invés de ar o peixe, acredito que seja um programa completamente equivocado.
Antes de me execrar, xingar minha mãe, me chamar pra porrada, leia meus argumentos.
O Bolsa Família foi originado do Bolsa Escola, programa criado em 1994 idealizado pelo prefeito de Campinas José Roberto Magalhães Teixeira, o Grama, do PSDB, o programa foi muito elogiado, pois em tese, ajudaria a manter crianças na escola por meio de incentivos financeiros aos pais. Apesar de certo efeito e algumas melhoras em índices de freqüência de crianças em escola, o programa foi realmente um sucesso quando chegou ao Distrito Federal, onde o Governador da época, o célebre Cristovam Buarque fez algumas modificações que realmente fizeram o programa se tornar efetivo. Para ver a diferença de como fora posto em prática o Bolsa Escola em Campinas e no Distrito Federal veja > http://pt.wikipedia.org/wiki/Bolsa_Escola.
O resultado no Distrito Federal foi fantástico, maior distribuição de renda, maior freqüência, melhores notas, tudo que o programa se propôs a fazer.
O Bolsa Família, como já disse, integrou entre outros programas o Bolsa Escola, mas tem requisitos bem menos acentuados, o que torna o programa menos efetivo e mais suscetível a fraudes, não obstante, dá mais dinheiro as famílias do que o antigo programa, o que significa mais dinheiro recebido sem que seja necessário esforço algum. As crianças só precisam estar matriculadas na escola e vacinadas, a freqüência mínima é de 70% algo muito baixo, e o benefício não é perdido independente do desempenho do aluno, ou seja, tendo como comprovar 70% de freqüência, pode-se reprovar quantas vezes for.
A educação no Brasil não tem sofrido melhores significativas se for pego de base que 2% do PIB nacional é investido em educação, e mais 1% no Bolsa Família, acredite, não parece muito, mas isso é muito dinheiro, o 2º maior percentual de PIB investido em educação no mundo.
Mais de 11 milhões de famílias são beneficiadas pelo programa, cerca de 45 MILHOES de pessoas, na linguagem popular, isso é voto que não acaba mais, grande parte dessas pessoas esta consignada a receber esse valor mensalmente sem que haja esforço algum, na linguagem popular, ganhar sem fazer nada, ganhar pra coçar saco. Todas essas pessoas, desde que sejam maiores de idade, têm direito ao voto, portanto, manipulá-las a votar no partido que colocou em prática um programa que os dá dinheiro sem que seja necessário lutar por esse, como todo cidadão faz, é muito fácil.
Ai que bate o ponto, Lula e seu governo implantaram um câncer maligno no Brasil, porque nunca, a partir de então se poderá acabar com esse programa, pois qualquer político que toque em tal assunto, ou ao menos proponha requisitos mais rígidos para o recebimento do benefício será escorraçado. Graças ao governo atual, o governo com mais de 70% de aprovação, o mais manipulador e enganador que ‘nunca na história desse país’ foi visto, teremos que nos contentar em manter um programa eternamente um programa que não ajuda em nada no real problema do Brasil, educação.

2 comentários:

  1. esse texto ficou da hora... concordo contigo, vlwwww e agora é engolir o Lula por mais 4 anos

    ResponderExcluir
  2. Um povo que elege o LULA como presidente, tem realmente que pabgar por isso :D

    ResponderExcluir