sexta-feira, 14 de maio de 2010

Fazia tempo que estava devendo um bom texto. Eu como autor, escritor, designer, diretor de marketing, responsável técnico, redator, assistente de produção e sexy simbol desse blog, recomendo o abaixo.

*****

Quem duvida da vida tem culpa, Quem evita a dúvida também tem

Ainda não achei um escritor que me satisfaça plenamente. Não, não estou falando de satisfação sexual, seu mente poluída, estou falando de um escritor que eu concorde com tudo que ele fala.

Consigo concordar com inimigos políticos, adversários de idéias, esquerdistas e direitistas, virtuosos e velozes, técnicos e grossos, conservadores e revolucionários, gregos e troianos, girondinos e jacobinos, caprichosos e garantidos. Enfim, ninguém é tão errado que não esteja um pouco certo na opinião de outro alguém, assim como ninguém (nem nada) deveria ser tão certo que não esteja um pouco errado na opinião de outro alguém. É uma virtude minha creio eu, é um princípio cético (ênfase no c) que sigo.

Enxergo um problema há algum tempo no que diz respeito a onde pessoas procuram informações para formar suas opiniões, não falo de pessoas desentendidas aqui, falo de pessoas capazes de ter opinião só que de acordo com suas criações, na maioria das vezes familiares, aprenderam a não duvidar de certas coisas. Enxergo pessoas que procuram formar opiniões de acordo com coisas e pessoas e não de acordo com idéias.

Falta um ceticismo mínimo pra quem for adepto árduo do fatalismo, duvidar antes de acreditar é importante, independente de que, de quem, de onde tenha vindo informação, duvide, investigue, não tome como verdade indubitável nada que não é comprovado, aliás, duvide do que seja comprovado também, se não duvidássemos de nada que fosse “provado” estaríamos nas cavernas até hoje.

Numerólogos, Cartomantes, Astrólogos, Cristãos, leitores assíduos de grandes revistas que colocam colunistas que criticam tudo e todos só porque vende mais, ou garotinha teen que acompanha o horóscopo na revista capricho, duvidem de onde vêm suas concepções, nada nem ninguém tem resposta pra tudo. Na verdade não há nem pergunta pra tudo, quanto menos resposta, portanto duvide sempre, duvide do que você ouve, do que você fala e até do que você vê. Forme você sua opinião, não tome a opinião de um crítico super famoso como verdade só porque ele é convicto no que diz, a convicção é a rainha da falta de outra opinião. Não tome as palavras de um livro antigo (sacou agora?) como verdade só porque desde cedo mamãe sempre te fez temer aquelas palavras, você não conseguiu parar de temer bicho papão?

Lembre-se: Nem tudo que reluz é ouro, ou seja, nem toda palavra bonita, aliviadora, salvadora é verdade, nem toda glosa bem feita, nem todo texto bem escrito é confiável.

Forme a sua verdade, porque a verdade é que não há verdade alguma.

*****

O titulo desse texto é um trecho da letra de Somos Quem Podemos Ser – Engenheiros do Hawaii.

Um comentário:

  1. eu duvido muito das pessoas,seempre
    mais tem coisas q nao duvido,ou duvido pouco
    como a biblia,que pra vc deve ser a coisa mais duvidavel do mundo ahsuahsau
    mais eu te entendo
    como vc disse,vamos duvidar
    :D

    ResponderExcluir