quarta-feira, 19 de maio de 2010

Lista dos 10 Melhores discos de todos os tempos. Pt.1

Antes tudo, essa lista é a minha opinião, claro que vai ter algumas coisas que para um crítico musical seria incabível.

Essa é com certeza a lista mais importante (para mim, é claro) que formulei até hoje, foi a mais difícil, partiu meu coração não colocar algumas coisas, mas ingratamente o top 10 só pode ter 10 (?).

Fiz uma pré-lista por década, escutei cada um desses álbuns, fui procurando pontos negativos (pois os pontos positivos são tantos), dei nota acima de dez para os melhores momentos e enfim cheguei a um resultado, difícil, uma lista muito imprecisa, mas precisava fazer isso, sou um doente por lista mesmo odiando a todas.

*Só coloquei álbuns internacionais, pois farei uma lista dos nacionais.

Decada de 60:

10 - Pink Floyd – The Dark Side of the Moon (1973)

Considerado recentemente o melhor disco para ser ouvido na íntegra, é o segundo disco mais vendido da banda nos E.UA, mas por muitos, incluindo por mim, é o melhor.

Realmente, muito do sucesso é pela qualidade do álbum para ser escutado na íntegra. Mesmo sem saber as letras com precisão, é de se empolgar escutá-lo. Estima-se que tenha vendido 45 milhões de discos no mundo, portanto seria o quarto mais vendido.

Um rock progressivo de extrema qualidade, ótimos instrumentais, que levam a viagens mentais, sem que seja necessário uso de droga alguma.

Destaques: A instrumental viajante Speak to Me, Time, Us and Them e a magnífica Money.

9 - The Who: My Generation (1965)

Até esse CD não havia rock pesado no mundo, não é um cd completamente pesado, longe disso, mas esse foi o primeiro passo.

Rock and roll com instrumental imensamente bem tocado, às vezes lembrando os Beatles, às vezes com um algo a mais, e esse algo a mais está em Keith Moon, um dos melhores, criativos, problemáticos bateristas de todos os tempos.

Destaques: The Good`s Gone, a mais energética, forte e marcante canção da banda, My Generation, a pop The Kids Are Alright, a também energética Out in The Street e é claro, a inovação do disco em relação à época.

8 - Adrenaline – Deftones (1995)

O mundo vivia o início da crise do Grunge e o início da era do Britpop, mas nos E.U.A precisava-se de uma nova mania.

Deftones surge como coadjuvante de um movimento sem distinção musical definida chamado new metal, e como coadjuvante seu primeiro álbum foi sensacional, pesado, melódico, letras incríveis (como a maioria das letras das bandas de new metal da época).

E com essa receita Deftones conseguiu um disco de ouro que abriu as portas para o lançamento de outros cd`s que fizeram até mais sucesso que esse, mas que na minha opinião, apesar de bons, não alcançaram tão alto nível.

Destaques: Bored, meu hino em 2007, as pesadíssimas Root e 7 Words que por sinal enlouquece o público ao vivo e Birthmark com uma das melhores performances vocais de Chino Moreno.

7 - Infest – Papa Roach (2000)

O primeiro cd do Papa Roach foi um dos fenômenos do new metal, estilo tão criticado por muitos, tão adorado por mim, é um álbum com riffs pesados misturado com hip hop, uma cozinha de igual destaque, letras ótimas sobre problemas familiares,boas criticas ao sistema, sobre drogas etc. O ponto alto desse álbum é não ter ponto fraco, é um ótimo álbum do início ao fim. Responsável por 6 milhões de cópias pelo mundo e pela veneração de toda uma geração, o álbum merece a sétima colocação apesar de ser imensamente contestável esse posicionamento.

*Por muito tempo foi meu álbum favorito dentre qualquer outro do mundo, com o tempo e amadurecimento musical outros apareceram, mas esse com certeza foi o álbum que mais marcou a minha vida.

*Ainda farei uma tatuagem com a capa desse álbum > http://art.singemfrc.com/infest-front.jpg

6 - Ride the Lighting - Metallica (1984)

Há bandas que fazem um som rápido, há bandas que fazem barulho, há bandas que tem ótimas melodias, há bandas com ótimos solos, há bandas com ótimas letras, e há o Metallica, com tudo isso e muito mais.

Muitos críticos musicais criticariam ter na minha lista esse disco já que esse não tem o sucesso do Black Album, ou por não escolher And Justice for All que tem a melhor música da banda (One), ou por não ter colocado Master Of Puppets que é o album mais técnico, mas explico o porquê de escolher Ride The Lighting.

Em Ride The Lightning a banda tinha acabado de lançar seu primeiro album Kill`em All precursor do Thrash Metal, e mesmo com seu relativo sucesso, decidiu ousar, não que Ride The Lightning não seja Thrash, mas têm variações muito bem encaixadas, exemplo disso é Fade to Black, uma das melhores músicas da carreira da banda, um tipo de thrash metal melódico (?) em que a banda mostra todo seu talento mostrando toda sua qualidade para criar melodias e não só fazer barulho.

Outra coisa que me fez colocar Ride The Lightning entre os 10 melhores álbuns da historia é que nesse álbum há músicas longas que não são repetitivas.

Destaques: O famoso riff da introdução da faixa-título do álbum, a letra fantástica de From Whom the Bells Tolls baseada no livro homônimo de Ernest Hermingway, além dos seus ótimos e enormes riffs que em nenhum momento se tornam entediantes, Fade to Black já citada antes, Escape, uma rara quase curta música do Metallica, mais trash e mais direta que as outras do disco, mas não menos brilhante e Creeping Death, uma das que mais deixa o público empolgado até hoje

Um comentário:

  1. Eu,tao animada pra ver a lista
    e vc só postou isso né ¬¬
    bem q vc disse que eu ficaria curiosa
    eu ouvi algumas q estao ai
    :D
    Beijo yves

    ResponderExcluir