quarta-feira, 14 de abril de 2010

Enfim, absolutamente capaz

Fiz esse texto pra ser postado segunda, por isso há algumas adaptações a fazer que... Eu não vou fazer!

*****

Fiz aniversario dia 11/04 assim como todo ano (sério?) pra quem não me conhece ou para os poucos que me conhecem e não sabem minha idade, completei 18 anos agora. Que legal.
Sim, ouvi umas (n) tentas vezes a frase “Agora já pode ser preso” coisa que a partir de hoje eu não falo nunca mais por ter descoberto que é hiper chato/cansativo/repetitivo. Alem do clássico “não muda nada”, CLARO! Quer que mude o que? Quer mudar de uma hora pra outra? Muda de espécie, vira uma lagarta, ou um camaleão, sei lá!
Mas completar 18 anos muda muita coisa sim, posso colocar minha idade no Orkut (?), posso tirar minha CNH, devo me alistar (que bom), devo votar, posso adquirir bens, ter emprego em tempo integral, em relação a meus direitos muda muita coisa (quer saber mais? Procura no Código Civil).
Ok, você já parou pra pensar que até dois dias atrás eu não respondia pelos meus atos? Até dois dias atrás eu poderia ter matado, roubado, seqüestrado, torturado que não responderia pelos meus atos? Sim, para o nosso Código Penal até anteontem eu não tinha discernimento suficiente para responder por meus atos, e desde ontem eu tenho. Nessa situação sim, sabe o que mudou na minha cabeça? No meu discernimento? Porra nenhuma!
A maioridade penal no Brasil faz com que jovens sejam imunes até o dia que atingirem a maioridade, simplesmente, I-M-U-N-E-S, sabemos que no sistema brasileiro as internações correcionais, os reformatórios só servem como faculdade do crime, se você entra lá por algo leve dificilmente quando sair dessa “faculdade” não vai praticar crimes piores. Além disso, no Brasil, ha vários lugares que não tem casas de detenção para menores e as que têm são praticamente inutilizadas.
O problema maior para a impunidade de menores infratores está nas grandes cidades, onde a violência é maior, o contato com o mundo do crime começa mais cedo, está na porta de casa independente de onde você more. Nos grandes centros a maioridade penal é um “passe livre” para grandes traficantes. Crianças e adolescentes são mais fáceis de ser influenciados por não terem personalidade completamente definida, sabendo disso traficantes viciam essas crianças e adolescentes, condicionam eles a serem bandidos, condicionam a achar que roubar, matar, usar e vender drogas é algo bom, assim como você condiciona ou condicionaria seu filho a achar que estudar, trabalhar, rezar, se formar é bom. Dessa forma o traficante tem uma mão-de-obra e uma clientela de fácil manipulação e ainda por cima impune, quer algo melhor que isso?
Assim como há muitas pessoas que obtém êxito em formar a personalidade de seus filhos de forma que eles acreditem que estudar, trabalhar, rezar, se formar é bom, há traficantes que obtém êxito em formar a personalidade dos filhos dos outros de forma que eles acreditem que roubar, matar, usar e vender drogas é bom, é tudo uma questão de valores.
Acho que grande parte dos meus leitores sabem que para mim o melhor modo de enfrentar os problemas sociais é investir em educação, todas as outras áreas são amplamente ligadas à educação, mas é obvio também que até chegarmos (se um dia chegarmos) a um nível alto de educação, precisamos de medidas para controlar as outras áreas, entre elas a segurança pública. É preciso melhorar todo o sistema, mas com certeza uma menor maioridade penal seria mais apropriada para a sociedade atual do que a atual.

3 comentários:

  1. Muito, muito bom
    Começando com um tema mais descontraído até chegar no ponto, parabéns arrebentou de novo!

    ResponderExcluir
  2. O mundo em que vivemos está perdido...
    É por isso que eu digo: como zaqueeeeu, eu queeeero ssuuubir!


    (:

    ResponderExcluir
  3. Ah só pq eu falei q vc ja podia ser preso :~(
    Cara,eu acho que a maioridade deveria ser 12 anos,no máximo 14.
    Aki tem uma dessas casas pra menores infratores
    e realmente eles saem de lá bandidos graduados
    é um terror,essa semana mataram um colega pq acharam q ele dedurou q eles tinham drogas la dentro.Dá pra acreditar?
    Voltando ao texto,adorei
    Beijo Yves

    ResponderExcluir