domingo, 23 de janeiro de 2011

MMA o esporte do futuro.!?

Já escrevi sobre vários assuntos, mas um dos que mais me interesso ainda não chegou ao tiquindeque pelo fato de eu achar que ninguém iria se interessar em ler.

Esse assunto é MMA. Decidi falar sobre ele por que ninguém se interessa em ler psicologia, filosofia e ciência e eu continuo escrevendo sobre.

MMA pra quem não conhece é a sigla para o esporte mixed marcial arts, também conhecido como o novo vale-tudo. Sim hoje não tem nada a ver com o antigo vale-tudo.

O momento que resolvi escrever é bem propício. Nas próximas semanas haverá três dos eventos mais promissores dos últimos tempos, Strikeforce: Diaz VS Cyborg, UFC 126, e Strikeforce Fedor VS Silva.

Strikeforce Diaz VS Cyborg será o aquecimento do que irá acontecer nas semanas seguintes.

O Card Principal começa com nada mais, nada menos do que Roger Gracie, o maior nome do jiu-jitsu mundial na atualidade contra Trevor Prangley que vem de vitória contra o casca-grossa Keith Jardine. Roger Gracie também vem de vitória contra a lenda do Pride, Kevin Randleman.

A segunda luta do evento não passa de uma jogada de Marketing. O ex-jogador de futebol americano Herschel Walker contra um desconhecido (?) Scott Carson.

Se as duas lutas iniciais não o animaram, as seguintes deverão fazer isso.

Ronaldo “Jacaré” Souza enfrentará Robbie Lawer pelo título dos pesos médios do evento.

Jacaré é um dos poucos homens que podem dizer

­-Eu venci Roger Gracie!

Sim, isso aconteceu no Jiu-jitsu duas vezes, assim como perdeu duas vezes para o mesmo também. Jacaré vem melhorando seu jogo a cada luta, venceu alguns lutadores de renome como Jason Miller, Matt Lindland e recentemente o fortíssimo Tim Kennedy. Atualmente é o 9º colocado no ranking da Sherdog dos pesos médios.

Robbie Lawer é um bom lutador, ex-campeão do evento, chegou a alcançar a 8ª colocação no ranking da Sherdog. Furou a fila após vitória sobre o decadente Matt Lindland e irá disputar o cinturão.

Robbie Lawer tem um problema seríssimo contra lutadores de bom jiu-jitsu. Tendo em vista que enfrentará um dos melhores jiu-jitsus do MMA, estará em maus bocados. Se for levado pro chão provavelmente será finalizado.

A luta principal será entre Nick Diaz VS Evangelhista Cyborg e tem tudo para ser uma luta fantástica.

Diaz vem de oito vitórias consecutivas, tem ótimo boxe e bom jiu-jitsu, é o 9º colocado no ranking da Sherdog em sua categoria, mas deveria estar melhor colocado. Com apenas 27 anos, Diaz vem em constante ascensão e terá uma nova prova de que é mesmo dos melhores do mundo.

Cyborg é ótimo trocador (marido do fenômeno Cris Cyborg), tem um Muay Thai de primeira linha e é famoso no mundo do MMA por lutar sempre pra frente e fazer lutas extremamente emocionantes.

O favorito absoluto para essa luta é Nick Diaz, mas se bem conheço Cyborg, esse pode tirar um coelho (pombo sem asa) da cartola e nocautear.

O UFC 126 é um dos eventos mais esperados da história do MMA. A lutas principal, Anderson Silva VS Vítor Belfort, foi apelidada como “A Luta do Século”. Exageros a parte, essa é sim muito aguardada.

O evento já promete desde o Card Preliminar. Os recém promovidos para o UFC Michihiro Omigawa (4º de seu peso na Sherdog) e Chad Menezes farão provavelmente uma luta eletrizante. O promissor Donald Cerrone pegará o mediano Paul Kelly, que tenta de vez se firmar no UFC.

O Card Principal deve começar com tudo com a luta entre os também ex-WEC, Miguel Torres VS Antonio Banuelo. Torres é extremamente favorito pela experiência e seu chão devastador, mas Banuelo é um amarrão de carteirinha e pode surpreender.

A luta seguinte poderia ser Co-Main Event em qualquer outro evento. A maior promessa do MMA Jon Jones enfretará o Ascendente Ryan Bader. Jones é favorito, não tem o título de promessa do MMA à toa. Jones é devastador, é rápido, tem uma envergadura absurda, um dos melhores Wrestling do MMA, enfim, é um lutador completo. Bader é invicto, vem mostrando cada vez mais a que veio, é uma das promessas do MMA também, também tem excelente Wrestling, mas não tão bom quanto o de Jones, mas pode surpreender, tem 5 vitórias por nocaute.

A luta seguinte será entre Jake Ellenberguer VS Carlos “Tá Danado” Rocha. Jake vem de duas vitórias contra grandes adversários, o que nessa categoria, a pior do UFC, faça-o adiantar-se bastante pelo title-shot. Tá Danado é invicto, tem 9 vitórias, oito por finalização, estreou a pouco no UFC e terá um desafio e tanto para mostrar a que veio. Se vencer também adianta um bom caminho rumo ao title-shot. A minha aposta fica com Jake. Minha torcida fica com Tá Danado.

No Co-main event duas feras: Forrest Griffin VS Rick Franklin. Forrest Griffin é o quinto colocado no ranking sherdog de sua categoria, faz lutas muito boas, foi campeão da categoria mais disputada do UFC, vinha de duas derrotas até a luta contra Ortiz, quando venceu, agora tenta mais uma vitória rumo a recuperação do cinturão, o caminho é longo e começa de cara com uma pedreira. Rick Franklin é um nocauteador que tem vitórias contra pedreiras como Wanderlei Silva, Matt Hamill, Ken Shamrock e Chuck Lidell e até hoje só perdeu para tops (Machida, Anderson Silva, Dan Henderson e Belfort), é um grande lutador, perigo para qualquer um. Aposto numa vitória de Griffin nessa luta que tem de tudo para ser excepcional.

Anderson Silva VS Vítor Belfort. A luta principal tem sido uma grande jogada de marketing, não por menos, Belfort tem provocado essa luta desde 2008, não por menos mesmo há um ano e meio sem lutar, Belfort conseguiu o que queria. Atenção.

Anderson tem 11 lutas no UFC e 11 vitórias, quase todas por nocaute ou finalização, é incontestável em sua categoria, o primeiro do ranking P4P do MMA mundial. Não por menos. Seu estilo de luta agrada até mesmo os com menos conhecimento. Seu Muay Thai é um dos melhores do MMA, é faixa-preta em Tae Kwon Do, Judo e Jiu-Jitsu, tem uma envergadura enorme, e também esquiva muito bem.

Vítor, como já disse, está há um ano e meio sem lutar, não dá pra saber qual sua atual condição, Anderson não vem de boa fase, venceu Demian Maia por pontos e Chael Sonnen por finalização, depois de tomar a maior surra que já vi na vida. Com tudo isso, Anderson é favorito absoluto, Vítor é o melhor marketeiro do MMA, se vencer vai aparecer no Faustão, no Altas Horas, na Ana Maria Braga, no Programa do Ratinho, na TV Globinho no... Já se Anderson vencer, será mais uma vitória em sua carreira.

Essa luta tão aguardada passa longe de ser a luta do século, poderia até ser se Anderson ou lutasse com GSP ou Shogun, mas contra Belfort? Só na cabeça... ou melhor, na língua do Belfort mesmo.

Strikeforce: Fedor VS Silva

O UFC é incontestavelmente o maior evento de MMA do mundo disparado, mas o Strikeforce vem crescendo muito ultimamente, alguns eventos do Strikeforce foram notáveis durante o ano de 2010, vide o Strikeforce Henderson VS Babalu.

Com certeza absoluta, o que mais deu visibilidade ao Strikeforce foi a ida do maior peso pesado de todos os tempos, Fedor, para o evento.

Agora, com o anúncio do GP dos pesados do Strikeforce, com certeza o evento crescerá muito. Não por menos, o Strikeforce tem excelentes pesos pesado.

O evento Fedor VS Silva é a primeira parte do GP. Fora as lutas do GP, haverá Shane Del Rosario VS Lavar Johnson, ambos estreantes no Strikeforce.

A primeira luta do GP será entre Andrei Arlovski e Sergei Kharionov, gentilmente apelidado no Brasil de 49. Arlovski é um dos maiores nocauteadores do MMA, de suas 15 vitórias 11 foram por nocaute, o problema é que ao mesmo tempo, de suas oito derrotas, seis foram por nocaute. Arlovski tem um boxe excelente, mas vem de três derrotas consecutivas. 49 (viva a criatividade brasileira) apesar da relativa baixa idade, está no mercado faz tempo, foi dos grandes do Pride, chegou a semi-final do maior GP dos pesados da história, perdendo por pontos para Minotauro e depois disso. Desde o fim do Pride deu uma freada na carreira, mas é responsável pela última derrota de Overeem em 2007. Pela má fase de Arlovski, aposto em 49, além de que 49 é mais completo.

Fedor Emilianenko VS Antônio Pezão Silva, tem tudo pra ser um show. Pezão é um dos mais promissores nomes dentre os pesos pesados do MMA, apesar dos 31 anos, Pezão tem apenas 5 anos de carreira e passou a ter visibilidade a menos tempo. Em sua última luta contra Mike Kyle mostrou que além de ótimo lutador, ótimo Striker e de ser faixa-preta em Jiu-Jitsu, Judo e Karate, tem um imenso coração. E não digo isso apenas pelo fato de ter 1,93 e 2,10 de envergadura. Digo por que o que ele agüentou de pancada sem apagar, e como ele se recuperou foi realmente incrível.

Fedor... Se você não conhece nada de MMA, apresento-o como o maior lutador de todos os tempos. Se você conhece pouco sobre MMA, saiba que ele ganhou dos maiores de todos os tempos em seus auges, Minotauro, 2 vezes e Crocop, e tem apenas uma derrota em seus ONZE anos de carreira numa assumida bobeada dele contra um campeão mundial de jiu-jitsu, Fabrício Werdum *tem mais uma derrota no cartel em um golpe ilegal. Se você conhece MMA você sabe. Ele venceu Arona, Sobral, Minotauro (2x) Mark Coleman (2x), Kevin Randleman, Crocop, Matt Lindland, Tim Sylvia entre outros grandes lutadores, quase todos no auge da carreira. Aposto e confesso, torcerei por Fedor, mas as duas com certo balanço, Pezão é uma pedreira, queixo de aço, grande striker, torcerei por Fedor por que é um ídolo pra mim e deveria ser para todos os fãs do esporte, mas se ele perder, torcerei para Pezão no resto do GP.

******


Esse ano promete demais.

*Silva ou Belfort? “a luta do século”

*Quem será o campeão do GP do Strikeforce?

*Frank Edgar VS Maynard 3, o que acontecerá?

*BJ ganhará de Fitch e enfrentará GSP de novo? Qual será o resultado?

*O amarrão Fitch destronará GSP em sua categoria? Alguém conseguirá esse feito?

*Anderson subirá de categoria?

*O Dream acabará?

*O Strikeforce continuará crescendo?

*Aldo subirá de categoria?

*Meio pesado, será Shogun capaz de manter o título que não para em uma mão?

*Jones confirmará o que todos prevêem? Será o maior do mundo?

*Peso médio Strikeforce em ascendência, será Jacaré capaz de manter o título

*UFC no Brasil, qual será o Card?

*UFC, peso pesado, Cigano pega a cinta? Alguém é capaz de parar o monstro Velásquez?

Por essas e outras dúvidas estou ansioso por respostas.

Um comentário:

  1. psicologia, filosofia e ciência continuam sendo minha preferência..
    imagine eu e todo esse meu tamanho de lutadora profissional.. u.u
    tenho até medo da suposição
    seria eu com uns 10 dentes a menos (sendo otimista)
    SAUHSAUHSUAHSH
    mas, achei interessante, nunca tinha ouvido faalar! ;**

    ResponderExcluir