terça-feira, 24 de agosto de 2010

Critica sobre a crítica aos omitidos

Um tweet do perfil da Rádio Jovem Pam com o texto “E ai galera a música brasileira está numa má fase, não tem + o que tocar. O que vamos fazer?” me revoltou.
Como uma grande rádio, a maior do país se dá ao luxo de dizer algo assim? Eles vivem do que mesmo?
Ah! Comentário infeliz. O que essa rádio fez nos últimos 10 anos que tentou fugir dessa grande “crise”? E mais, o que é o bom se não um conceito pessoal? Não obstante, quem são os responsáveis pela criação de conceitos se não as mídias?
Convenhamos que as grandes rádios não têm moral nenhuma pra dizer o que é bom ou ruim, elas são a principal mídia responsável pela divulgação da música, então, o que eles consideram ser uma crise, nada mais é do que produto do que ela mesmo plantou. As influências também são geradas em parte pelo que as rádios tocam, já que elas são responsáveis pelas tendências musicais, o que acaba por afetar toda uma geração e também as gerações seguintes.
Creio que seja do consentimento de todos que grande parte dos artistas que fazem sucesso desembolsam fortunas para terem suas músicas tocadas em grandes rádio (não estou falando isso do nada, vários artistas, como Lobão e Lulu Santos já relataram sobre essa ‘máfia’).
A indústria musical também é uma máfia, e o resultado dessa máfia nós vemos todos os dias nas rádios, na TV, nos ipod’s, carros de som etc.
Definitivamente, se há alguma crise na música brasileira, as principais culpadas são as grandes rádios.
Já eu, acredito que a única crise é financeira. Vários artistas de renome têm largado as grandes gravadoras que provavelmente eram as responsáveis pela ‘mesada’ paga as rádios. A crise nas vendas de cd’s afetou as grandes gravadoras que afetaram as rádios que afetam nossos ouvidos direta e indiretamente. E agora eles vêem falar que a música que está em má fase? Quem está em má fase é a indústria fonográfica!
Existem várias grandes bandas brasileiras que conseguiram seus milhares e até milhões de fãs sem a divulgação de grandes mídias. Os maiores exemplos são Los Hermanos e Engenheiros do Hawaii.
Realmente, Ana Julia foi uma das músicas que mais tocaram no Brasil em todos os tempos, mas depois do alvoroço do sucesso, a banda fora da mídia conquistou uma leva imensa de fãs que pouco se lixavam ou mesmo odiavam a ‘famigerada’ canção responsável pelo sucesso da banda. Fora da mídia mostraram-se uma das bandas mais criativas do Brasil.
Engenheiros do Hawaii nunca foi uma banda de se expor muito a mídia, não iam a programas de TV com frequência, poucas músicas foram hit’s nacionais (hit’s aqui considero músicas que se tornam as mais tocadas do país) e mesmo assim aonde vão arrastam multidões de fãs de invejar até mesmo duplas sertanejas consagradas, Não se trata de qualquer fãs não, os fãs de Engenheiros são seguidores, que cantam todas as músicas com paixão do início ao fim.
Várias outras boas bandas tem seu público sem nunca ter precisado das grandes mídias. É uma pena que não sejam todos que tenham acesso a bandas como Moveis Coloniais de Acaju, Mombojó, Superguidis, Los Porongas, Macaco Bong, Teatro Mágico, Vanguart entre outro punhado de bandas ótimas que existem por aí.
Para quem postou essa grande besteira no twitter da rádio fica dica:
Se vocês querem tocar músicas das bandas que rendem mais pra vocês tudo bem, nós já acostumamos a isso mesmo, mas atribuir o nível das porcarias que vocês tocam a uma crise na música nacional já é chamar todo público de burro. Vocês podem manipular o gosto de muitas pessoas, mas desdenhar contra o que vocês omitem já é sacanagem.

9 comentários:

  1. Pura verdade, mafia da musica rolando solta e os mafiosos querendo criticar!

    ResponderExcluir
  2. concordo plenamente e acrescento ainda que a culpa de "músicas brasileiras ruins" é da internacionalização musical no Brasil, brasileiros sempre querendo copiar os americanos. E o cenário musical mudou, sim, mas continua sendo muito bom, é só pararem de escutar somente essas "modinhas", que hoje perturbam nossos ouvidos com 4 notas musicais, e apreciem da boa música brasileira... como os exemplos que o Yves postou e outros mais.

    ResponderExcluir
  3. Eh o seguinte: enquanto houver gente pagando para tocarem suas musicas, irao existir pessoas para dizerem que seu sucesso eh devido a eles.
    se nao entedeu, me add aih inulteis: yves_cm@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. ah culpa toda é do latino kkk'

    puts serio acabei de ver uma sacanagem restart ganho pra melhor banda do premio multishow ...

    O pessoal acha q modinha é ser uma boa banda onde esta o NX0 esse ano em acabo como vai acabar esse restart agora engenheiros meu fera todo mundo escuta paralamas,capital inicial e por ae tem um monte q ficam modinha passa é feito e controlado pela mídia afim de lucros

    ResponderExcluir
  5. Yves, falou "pouco" mas falou bonito...
    e concordando com a leitora ai de CIMA, a
    culpa sempre FOI do Latino(usahushu)...
    agora falando sério, máfia musical é o fim.
    e o pior que toda essa manipulação só gera uma
    coisa(além de dinheiro, que não é o caso)
    muuita dor de cabeça.
    _meu amigo desliga essa rádio inútil, e faça
    como antigamente... e leia um bom livro.
    (será mais lucrativo, garanto).

    ResponderExcluir
  6. Isso ai Yves gostei do seu post. As boas musicas e bandas nunca estao em uma ma fase.

    ResponderExcluir
  7. Eu não sabia dessa máfia (desligada nada)
    Isso explica muita coisa
    por isso eu não ouço radios mais,desisti
    ;D
    Beijo Yvees

    ResponderExcluir
  8. parabens pelo post ..
    certamente existem grandes bandas que lotam casas de show e levam fãs devotos pra onde quer que vão.
    e conseguirão isso sem se venderem a cultura de massa.
    discordo do ponto que a musica brasileira esta internacionalizada,a musica é universal.
    temos apenas que ser mais seletivos e parar de aceitar o que nos e imposto pelas grandes midias.
    parem de alimentar esse mercado ...
    abaixo as grandes midias

    ResponderExcluir
  9. Li e reli o texto e nao achei onde disse que a musica brasileira esta internacionalizada

    ResponderExcluir