sexta-feira, 25 de junho de 2010

Guia Oitavas-de-final da Copa do Mundo FIFA 2010

Guia Oitavas-de-final da Copa do Mundo FIFA 2010

Diferentemente dos comentaristas da globo, não acho que futebol tenha isso de escola nem nada disso, mas comentarei pelo que vejo que os times tem feito na Copa do Mundo.

Primeiro jogo será realizado entre Uruguai e Coréia do Sul.

O Uruguai tem bom ataque, o trio de ataque formado por Cavani, Suarez e o craque Forlan (melhor jogador da Copa na minha opinião até agora) é fortíssimo, alem do mais tem uma boa defesa, o pecado do Uruguai esta no meio campo pouco criativo, as jogadas até agora tem sido criadas pelos atacantes, se a Coréia do Sul souber marcá-los bem de perto a criação estará comprometida.

A Coréia não é uma grande seleção, mas faz o arroz com feijão do jeito que pode, tem jogadores velozes e dois jogadores de destaque técnico também, Park Ji Sung e Park Chu Young.

A Coréia pode surpreender, mas o favoritismo é dos bicampeões mundiais Uruguai.

O segundo jogo será entre Estados Unidos da America e Gana

No início da Copa dei meu palpite sobre qual seria a surpresa da Copa, E.U.A. A seleção não tem nenhum jogador entre os melhores do mundo, mas joga taticamente muito bem, tem bons apoiadores (Donovan e Dempsey) um bom atacante, a consistência defensiva e um bom goleiro são as bases dessa candidata a surpresa.

Gana é a única seleção africana ainda na Copa, considero uma das piores seleções classificadas, sem criatividade o time passou de fase por pura burrice dos times adversários ao cometerem pênaltis infantis. Não tem um meia criativo e tem um péssimo goleiro, o quarto goleiro do Wigan, time mediano/ruim da Inglaterra.

Palpite na vitória da seleção norte-americana, uma seleção mais bem preparada. O que acho que pode acontecer é ajuda da arbitragem para a seleção de Gana por ser a única do continente africano, quem duvida não recorda o que fizeram para a Coréia chegar as semi-finais da Copa que sediou.

*Um desses 4 citados acima tem vaga nas quartas de finais, já temos uma surpresa garantida nessa Copa.

Alemanha x Inglaterra

A Alemanha tem um time jovem, rápido, bom toque de bola, ótima defesa, falta simplesmente ataque, Klose e Podolski são simplesmente lamentáveis. Alem disso a falta de experiência faz desse time que mostrou tão bom futebol até agora, um candidato mais fraco que os demais favoritos.

A Inglaterra apesar de bom elenco tem vários problemas, começando pelo gol, James tem apelido de Calamidade na Inglaterra, tem 40 anos e nunca demonstrou segurança. Mesmo com os problemas de lesão na defesa esse setor passa longe de ser o maior dos problemas ingleses. Os excelentes meias Gerrard e Lampard ficam sem muitas opções com a aparente má fase de Rooney (pode arrebentar daqui pra frente) e a falta de um companheiro a altura para o mesmo. Não obstante Capello tem feito algumas escolhas no mínimo contestáveis. O trunfo do time é ter grandes estrelas que podem a qualquer momento decidir um jogo.

Aposto na Alemanha pelo que vem apresentado, mas com grande pendência para a Inglaterra por ser um time mais forte, com melhores jogadores.

Argentina x México

A Argentina foi a melhor seleção da primeira fase, tem o melhor jogador do mundo, outros ótimos jogadores, defensivamente não tem tanta qualidade, mas mesmo assim tem ótimos jogadores (vai dizer que Demichelis, Heinze e Samuel são ruins?), é a favorita da Copa do Mundo, no momento.

A seleção Mexicana é razoável, tem recebidos muitos elogios que não entendi o porquê. Passou mais por incompetência dos outros times do grupo do que pela própria competência. Tem no ex-Barcelona Giovane dos Santos as esperanças, ou seja, um jogador que nunca fora aproveitado num time grande e em Carlos Vela, reserva do Arsenal.

Palpite fácil, Argentina, será uma grande surpresa se o México vencer.

Brasil x Chile

Esse com certeza o jogo mais fácil de se apontar um vencedor.

Brasil joga taticamente perfeito dentro de suas limitações, apesar de não ter meia criativo, ter um péssimo lado esquerdo e seus principais jogadores serem coadjuvantes de seus respectivos clubes (exceto os da Inter) é uma seleção que vem obtendo resultados, tem como principais trunfos o contra-ataque e a consistência defensiva. O jogo brasileiro encaixa exatamente com o jogo chileno.

O Chile é uma seleção que vem surpreendendo no comando de Bielsa, sem nenhum jogador destaque de um grande clube Europeu formou um time que se classificou em segundo nas Eliminatórias para a Copa apenas 2 pontos atrás da seleção brasileira, tem um ataque muito rápido, ótimas opções que vem demonstrando ótimo futebol na Copa até agora, Vera, Valdivia e principalmente Sanchez, surpresa da Copa até então, se juntam ao atacante Suarez, sempre perigoso, como opções ofensivas. Defensivamente o time tem vários problemas, 3 suspensões para o próximo jogo praticamente fecharam o caixão Chileno.

Holanda x Eslováquia

A Holanda não encantou na Copa até agora, também jogou sem seu principal jogador, Arjen Robben, mas não perdeu ao menos um ponto, não sofreu pressão em nenhum momento, mesmo sem dar show aumentou seu favoritismo. Com a volta de Robben e com a presença de Snejder o time tem dois dos melhores jogadores do mundo na atualidade, talvez nenhum outro time do mundo tem 2 jogadores tão bem atualmente.

A Eslováquia apesar de fraca tecnicamente, mostrou durante o jogo contra a Itália que não são apenas favas contadas, tem uma boa defesa, com jogadores de boa rodagem, um meia muito criativo (Ramsek) e o atual artilheiro da Copa Vittek que tem mostrado estar com a pontaria apontada, alem disso tem certa velocidade no contra-ataque com o meia ex-Chelsea Stoch.

Apesar do total favoritismo holandês, a Eslováquia tem bons requisitos para surpreender.

*Se o favoritismo se mantiver e houver o confronto Brasil e Holanda será um jogão.

Paraguai x Japão

Paraguai fez uma boa primeira fase, apesar de mostrar limitação técnica no meio-campo (problema de quase todos os times) mostrou uma potência enorme na jogada aérea que é o maior problema do Japão.

O Japão vem com moral, duas vitórias, ótimas exibições do seu craque Honda, boa consistência defensiva, enfim, a falta de talento vem sendo suprida por rigor tático.

Nessa que promete ser a pior oitava-de-final, o Paraguai vem com leve favoritismo por explorar bem a jogada aérea, que não é o forte do adversário, em compensação a seleção japonesa é boa nos contra-ataques.

Espanha x Portugal

Apesar de disparadamente ter o melhor elenco do mundo, a Espanha não mostrou isso em campo, tem bom toque de bola, vários jogadores para desequilibrar, boa defesa, bom goleiro. A Espanha mesmo quando mostra bom futebol, mostra que poderia dar muito mais.

Portugal alterna ótimas e péssimas exibições, a falta de um meia de armação é evidente, o único jogador criativo do meio pra frente é Cristiano Ronaldo, a defesa é boa, mas a saída pelo lado direito é difícil. Enfim, a falta de opções faz da seleção portuguesa uma candidata seria a coadjuvante da Copa.

Espanha chegou na Copa como favorita, agora já perdeu esse posto, mesmo assim é favorita absoluta nesse jogo, pode muito bem ser campeã do mundo pelo potencial que tem, já a seleção portuguesa não assusta ninguém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário