terça-feira, 20 de julho de 2010

Maquiou Tá Novo

Duas coisas andaram intrigando meus pensamentos nos últimos dias (desde o fim da Copa, quando minha mente foi libertada). O fim do vestibular no Brasil que será substituído apenas pela prova do ENEM, e o início das campanhas eleitorais.
Andei refletindo sobre a primeira por acreditar que não existe nexo com a alternativa que fora dada já que o ENEM fora criado com o intuito de testar o conhecimento dos alunos do ensino médio e principalmente para que esses estivessem cientes do nível de preparo que os mesmos têm para enfrentar o vestibular. Vale lembrar também que o ENEM, junto a Prova Brasil, é o responsável pelo IDEB, Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, responsável por medir a qualidade do ensino nas escolas públicas.
Nos últimos anos o ENEM tem ganhado cada vez mais importância, começando por abrir algumas vagas para bolsistas em universidades particulares e algumas vagas em universidades federais.
Junto ao aumento de importância do ENEM, o IDEB também aumentou sua nota, pouca coisa mais aumentou. Isso já foi suficiente para que ocorressem várias campanhas do Governo Federal incluindo propagandas na TV aberta, enfatizando esse ‘majestoso’ aumento e creditando esse aumento a iniciativa do Governo Federal para a melhoria na educação... Será?
Será que houve alguma melhora na educação nacional nesses últimos anos? Olhe para sua escola pública, para a escola do seu filho, do seu irmão, ou mesmo para os jovens que tem se formado nessas escolas públicas, repare se houve alguma melhora... Digo pelo que vejo que não. Não houve melhora alguma.
Se tu achas meu argumento superficial, vamos aos fatos.
Recentemente foi divulgado o ranking das 20 melhores escolas do Brasil de acordo com as provas do ENEM, e dentre elas, apenas duas são públicas, ou seja, na realidade, e não no mundo paralelo do nosso Governo Federal, não melhorou absolutamente nada.
Digo mais, só há essas duas escolas públicas no ranking por que em várias escolas particulares não há total compromisso com o ENEM ainda. Digo ainda por que com a substituição do vestibular pelo ENEM haverá total comprometimento de todas as escolas particulares com o ENEM, assim, junto com o aumento da nota geral do ENEM e conseqüentemente do IDEB, a realidade ficará mais clara para os olhos de quem analisa criticamente a situação, provavelmente reste uma ou nenhuma escola publica entre as 20 melhores do país.
Não obstante, o que postou Cristovam Buarque em seu twitter no dia 20/07/2010 reflete muito bem mais uma face dessa farsa que estão tentando empurrar-nos goela abaixo. Nas palavras do Senador Cristovam, “O IDEB e ENEM mostram a face melhor da educação, porque não fazem a prova os que estão fora da escola.” e também “Se todos na idade escolar fizessem ENEM e IDEB,a nota cairia abaixo da metade do que é mostrado.” o que retrata a real situação da educação nacional, que não atinge grande parte da população. Que permanece sem dar oportunidades iguais e permanece sem nenhuma iniciativa para que a educação nacional realmente melhore na prática, e não apenas as notas de um índice.
Não se deixe enganar mais uma vez, o argumento de que a prova do ENEM testa melhor a capacidade do aluno de processar informação e que o vestibular é só decoreba é um mero engano, até por que não é com uma prova que se melhora a capacidade um aluno de processar informação e sim com melhoras no sistema educacional, melhora no nível de ensino pelos professores, acompanhamento de outros profissionais como psicólogos e pedagogos. Se esse argumento fosse válido para o fim dos vestibulares seria suficiente reformular as típicas questões de vestibular, mas se tratando de interesses MERAMENTE POLITICOS isso não fora proposto.
A substituição dos vestibulares pela nota do ENEM para a entrada nas universidades federais é mais uma tentativa da atual gestão administrativa brasileira de maquiar a verdadeira situação precária das escolas publicas brasileiras, tentativa de continuar jogando a sujeira de baixo do tapete, mais uma vez o atual governo conseguirá enganar a população e sair não só ileso como reforçado como o governo que ‘renovou e melhorou a educação nacional’. Essa mentira pode perder força se a realidade for compreendida e divulgada pela população.
Vamos desmascarar o governo maquiou tá novo!

6 comentários:

  1. Yves eu sempre quis ver um post assim aqui no blog
    cara,eu tenho muita raiva do enem,e vc disse tudo
    Eu nao acho que possam cobrar que a gente saiba coisas que nessas maravilhosas escolas publicas eles nao ensinam
    Aqui,os primeiros lugares nas faculdades federais são dos alunos das melhores escolas particulares,isso explica tudo.
    Beijo ;*

    ResponderExcluir
  2. Yves gostei muito do post de hoje ( na minha opinião foi o melhor que você ja fez ) Essa é a realidade do nosso pais o governo so se preoucpa com renda agora educação sempre fica em último plano!
    Continue escrevendo.
    Beeijo :*

    ResponderExcluir
  3. Muito bom, também achei o melhor que você já fez, muito instrutivo, nunca tinha parado pra pensar por esse lado, bjo Yves

    ResponderExcluir
  4. Por que será que filhos de políticos não estudam em escolas públicas?
    O Brasil em si, está maquiado!
    As obras do PAC, onde estão?
    E o Exército brasileiro?
    Além de maquiados... isso é muito contraditório!
    Pra ser político hoje em dia não precisa ter escrúpulos... e sim dinheiro!

    ResponderExcluir
  5. agradeço o FeedBack e fico muito honrado com o mesmo

    ResponderExcluir