domingo, 9 de outubro de 2011

Analise UFC 136:

O UFC 136 teve um dos melhores card’s do ano 2 disputas de cinturão e muitas lutas por decisão, mas nem por esse último fato fora um evento ruim.

Nomes como Aaram Simpson, Demian Maia, Jorge Santiago e AntonyPettis em Card preliminar já mostram um pedaço da grandeza desse evento.

Aaron Simpson VS Eric Schafer

Aaron Simpson fez uma boa luta contra Eric Schafer, mas que não demonstrou mais nada do que já havia mostrado na carreira, é um bom lutador, mas que nada tem a acrescentar a sua categoria. Definitivamente nunca será um contender.

Demian Maia VS Jorge Santiago

Demian Maia e Jorge Santiago fizeram uma luta de muito estudo, Demian tem mostrado a cada luta sua melhora na parte em pé. Em contrapeso a isso tem demonstrado também a menor eficiência do jiu-jitsu no MMA atual. Demian, o melhor representante no MMA da arte marcial tupiniquim, não finaliza uma luta há 7 lutas. Demian apesar do avanço tem se tornado um lutador burocrático. O que ele está buscando com isso não dá pra saber. Já não é mais um garoto e seu nível técnico ainda não é de um contender do UFC. Jorge Santiago simplesmente não tem nível de UFC, talvez será uma boa opção para o próximo AmazonFight.

Antony Pettis VS Jeremy Stephens

Antony Pettis até tentou ser o Pettis criativo de sempre, mas seu adversário insistiu em apagar o brilho do combate. Após derrota no primeiro round, Pettis mostrou que há hora de trocar, mas que também há hora de amarrar. Vitória contundente de um garoto eficiente e com muito futuro no MMA.

Leonard Garcia VS Nam Phan

A primeira luta do Card Principal mandou todos os críticos das categorias mais leves para o inferno. Luta intensa do início ao fim, Leonard Garcia demonstrou uma raça digna de um espartano, mas técnica digna de um bêbado. Phan por sua vez mostrou mais talento e estratégia, não foi brilhante, como não é mesmo, mas foi efetivo, vitória justa que provavelmente seria a luta do evento... Mero engano...

Melvin Guillard VS Joe Lauzon

Melvin Guillard é um monstro no octógono, rápido, explosivo, exímio nocauteador. Fora do octógono é extremamente carismático e um exímio falastrão. Joe Lauzon é o típico cara que passa despercebido, não tem toda musculatura exuberante de Guillard, chega na maioria das lutas como azarão, mas acaba por vezes mostrando um talento incrível na luta de solo. Antes do início da luta frisei que Guillard era o favorito, mas que Lauzon era um animal no chão poderia definir ali. Dito e feito, Guillard entrou mais para aparecer do que pra vencer, tomou Knockdown e foi finalizado em questões de segundos. Laozon pode não ser um lutador que chama atenção, mas coleciona ótimas apresentações. Dificilmente disputará o cinturão um dia, mas isso não tira seu brilho. Guillard ficou para trás. Uma derrota nessa categoria é quase um adeus ao cinturão.

Chael Sonnen vs Brian Stann

ChaelSonnen é uma das maiores figuras do MMA mundial apesar de não ter talento para tanto. Sonnen é o rei do TrashTalking. No octógono é um wrestler fantástico. Praticamente faz o que quer com seu oponente quando leva ao solo, só não quando pega um jiu-jiteiro top. O ponto fraco fica na unidimensionalidade do atleta. Stann pode ser um herói de guerra do jeito que for, mas no MMA não faz mais do que o básico. Há vários lutadores com maior merecimento de disputar pré-title shot do que ele. Aproveitou o marketing e chegou lá. Só que fez muito feio. ChaelSonnen simplesmente passou o carro e deu uma das finalizações mais lindas que já vi. Um katagame numa invertida direta na posição 100 kg. Stann que rapidamente se tornou um pimentão, não conseguiu resistir e bateu. Depois da luta, como sempre, Sonnen provocou Anderson Silva, que estava na plateia, com violência. Anderson que se cuide. Sonnen está voando.

José Aldo VS Kenny Florian

José Aldo ainda não foi devidamente apresentado ao UFC. Venceu bem a estréia mas não conseguiu o nocaute. Aldo é dos mais talentosos do mundo. Está um passo a frente de todos de sua categoria. Talvez dois. Em sua primeira defesa de cinturão do UFC pegou um burocrático Kenny Florian, que insistiu na mesma estratégia errada a luta inteira. O resultado? Uma luta com poucas emoções em que Aldo não pode mostrar toda sua qualidade. Aldo mostrou faro de campeão ao saber controlar uma luta em que poderiam haver dificuldades, há horas de lutar e horas de amarrar. Aldo ficou devendo show. Esperamo-lo para a próxima.

Frankie Edgar VS Gray Maynard III

O surgimento de uma das maiores rivalidades da história do MMA aconteceu um pouco por acaso. Dois lutadores com cartéis pequenos, sem grande apelo publicitário, sem legiões de fãs. A rivalidade surgiu por um motivo maior. Raça!

Edgar é extremamente subestimado por todos. Os comentaristas retardados do Premier Combate fizeram de tudo para desmerecer o campeão, até mesmo falaram com todas as palavras que Edgar não era um campeão legítimo e que não tinha talento. Bem, se após vencer contundentemente 2x o maior lutador de todos os tempos da categoria, BJ Penn, empatar com o mais talentoso lutador da atualidade na categoria ele ainda não tinha provado ser um campeão. E agora Carlão Barreto *) O que ele tem que fazer *) Vencer GSP, Anderson Silva, Jon Jones e Velasquez? Ou nocautear o invicto Maynard já está bom.
Edgar luta praticamente sem desidratar, chega com cerca de 10kg a menos que seus adversários nas lutas. Até por esse motivo não é um nocauteador. Em compensação Edgar mostrou simplesmente ser um Rocky Balboa do MMA, pode não ter toda completude de um campeão, pode não ser tão pesado quanto seus oponentes, mas sobra em raça. Suas 2 recuperações em lutas contra Gray Maynard após duas das maiores surras já vistas no MMA mostram um coração digno de Minotauro’s e Fedor’s. Edgar tem um boxe nível profissional, o modo como esquiva e como se recupera dos golpes mais fortes é incrível. Seu repertório de takedowns é interminável. Se o que faltava era nocaute, que tal um nocaute sobre um adversário muito maior, mais forte e com maior envergadura? Como será que ainda vão desmerecer esse que já é uma lenda do MMA? Essa rivalidade mesmo com 3 lutas já feitas não parece ter chegado ao fim. Um Edgar VS Maynard IV é questão de tempo, e só assim veremos quem será o vencedor desse duelo de pequenos titãs.

O próximo desafiante ao cinturão é Clay Guida, mas o que todos fãs esperam mesmo é uma luta entre Gilbert Melendez e o campeão do UFC seja ele Guida ou Edgar.

Pra você que não conhece Edgar: O melhor lutador da melhor categoria do UFC.

"Cresci vendo o Rocky e achava uma mentirada, que ninguém leva tanto soco e volta, mas...", disse Dana White sobre Frankie Edgar

Nenhum comentário:

Postar um comentário